Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PADROEIRA DO BRASIL



Texto encaminhado para o jornal Comunidade e Vida da Paróquia de Santo Antônio, do Bairro Santo Antônio em Belo Horizonte, para ser ou não inserido no mês de outubro. Esta iniciativa faz parte do meu compromisso mariano para com meu espírito de fé.
PADROEIRA DO BRASIL
     Para nós católicos brasileiros o dia 12 de outubro tem importância voltada para data de celebração da Nossa Senhora Aparecida. Esta representação da Virgem Maria achada na rede do pescador João Alves em 1717, no Rio Paraíba do Sul, lá pelos lados de onde é hoje a cidade de Aparecida, tem aspectos por demais curiosos.
     Primeiro o fato de estar o pescador João Alves com Domingos M. Garcia e Filipe Pedroso, mas só na rede dele surgir antes a imagem do corpo da Virgem sem cabeça. E ao lançar a rede novamente rio abaixo, lá próximo do que era o Porto Iguaçu, João Alves trazer a cabeça da Virgem, outra vez em sua rede. Daí pra cá a imagem de Nossa Senhora passou por momentos marcantes.
     Em 8/9/1904 o Bispo de São Paulo, Dom José Camargo Barros coroou a imagem santa com coroa ofertada pela Princesa Isabel e em 31/5/1931, no Rio de Janeiro na presença do Presidente Getúlio Vargas, foi aclamada oficialmente como “Rainha e Padroeira do Brasil”.
     Esta representação de Nossa Senhora ganhou invocação de Aparecida em 1929, no encerramento do Congresso Mariano daquele ano.
     Louvemos então Nossa Senhora Aparecida para que ela sempre interceda por nós junto ao Pai, Filho, Espírito Santo, amém.
Belo Horizonte, 14 setembro 2012
DECIDIR BEM
     Na política há muita conversa perdida, muito interesse encontrado e muita intenção em total estado de busca. Na vida o passar por momentos em que não conseguimos ser só o que somos porque não somos sozinhos no mundo em que vivemos. Razão para que percebamos o quanto há de importância em todo processo político do lugar onde moramos, do mundo que é o nosso mundo.
     Ainda ontem conversava com alguém que disse-me ser a indecisão um dos traços que pode denunciar início ou avanço de um processo depressivo. A decisão faz parte do nosso viver e por isso é que precisamos decidir e decidir bem sobre o que em verdade queremos e buscamos alcançar.
Belo Horizonte, 21 julho 2012

3 comentários:

Regina Magnabosco disse...

Oi, Cadinho. Também sou devota de Nossa Senhora Aparecida, a quem fui consagrada ainda antes de nascer, pela vontade de minha querida e saudosa mãezinha. O mais lindo na história de Maria, é que ela se faz como o povo sofrido, onde estiver. Na imagem de Nossa Senhora Aparecida, veio negra, como os escravos do Brasil na época.
Abraço!

Carla Ceres disse...

Eu não sabia que a coroa era doação da princesa Isabel. Espero que publiquem o texto. Ficou muito interessante. Parabéns!

Mônica disse...

cadinho
Voltei a trabalhar na minha cidade.
Estou gostando!
Que Nossa Senhora Aparecida nos proteja.
um abraço de sua amiga Monica