Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DISTINÇÃO

Conjuntos de Painéis Cadinho RoCo, óleo sobre tela, ótimo presente pra quem gosta de arte.
DISTINÇÃO
     Entendo que coisas estranhas acontecem na vida de qualquer um de nós. Indagações, mistérios, buscas ou surpresas a desafiarem nossa disposição e capacidade de resolver, ou responder, o que antes questionamos a nós mesmos.
      Os animais possuem alma?
      Direi que não por entender que a alma é justo aquilo que nos diferencia de todo e qualquer outro animal. Então a alma é a luz da racionalidade, da razão. A alma é o que, no plano religioso, nos coloca à imagem e semelhança de Deus.
     Assunto bom pra ser debatido com o Bill que gosta de refletir sobre questões existenciais. Tema que não faz por merecer consideração mais abrangente do João da Barra, posto que para ele, apesar dos animais não possuírem alma nem por isso deixam de ser criaturas de Deus e por isso mesmo abençoadas por Ele, senhor de tudo e todas as coisas.
Belo Horizonte, 10 outubro 2013
DO ÔNIBUS
     Fazia tempo que eu não andava de ônibus.
     Embarquei na avenida Bias Fortes para ir ao bairro Santo André. Ônibus tomou direção do centro da cidade. Rua São Paulo, avenida Amazonas e rua Tupis para alcançar o viaduto Castelo Branco. Na avenida Pedro II ela apareceu. Loira, cabelos lisos, nem alta nem baixa, óculos escuros. Sentou-se ao meu lado. Antes, com voz suave e alguma timidez, pediu-me licença. Do perfil, traços graciosos. O nariz, uma gracinha. Os óculos escondiam os olhos da tarde ensolarada. Fazia calor. Seu corpo, gracioso. Ônibus seguindo seu caminho. Ela tão quieta quanto eu. Na rua Capitólio, ônibus subiu. Perguntei-a qualquer coisa. Da resposta, delicadeza.
     Desci na rua Mariana, tropeçando em meu raciocínio. Não perguntei nome dela, que seguiu passageira daquele ônibus.
Belo Horizonte, 07 março 2002


6 comentários:

Bell disse...

Animais são seres como nós, só que irracionais.
Acredito que tenham alma sim.
Mas muito seres humanos tb são irracionais.

Nenhum é melhor que o outro, afinal no momento final (morte), todos voltamos para terra.

Carla Ceres disse...

Oi, Cadinho! Eu acho que, se os humanos têm alma, os outros animais também devem ter. Abraço!

Lua Singular disse...

Oi Cadinho,
Eu quero ver meus bichinhos que morreram em algum lugar. Eu acredito que na hora da ressurreição não só os humanos ressuscitarão como os outros seres vivos também.
Até...
Beijos
Lua Singular

Rose disse...

Está lindo isto aqui tudo, nada como arte.

Cristal de uma mulher disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristal de uma mulher disse...

Vejamos.Boa tarde!

Sim eu discordo que o animal não tenha alma..Vamos para as escrituras que poucos a entendem. Ela fala assim: quem garante que o homem sobe e o animal desce?
Já disse tudo ,o animal faz parte de um tudo e para tudo.
Ele sim tem alma e nós homens alma e espírito.O espírito nosso é que é a semelhança de Deus.
Não sou religiosa pois deste sistema mentiroso estou fora...mas, conheço tudo na profundidade do céu e do abismo. Fui muito religiosa ,hoja conheço o engano de todas as coisas terrenas ou quase tudo...a pior das piores eu ainda não conheço se é que existe. Aqui os homens matam por prazer e os animais para seu sustento...eles são mais inteligentes.

Um grande abraço