Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EFEITO SUTIL

Conjuntos de Painéis Cadinho RoCo, óleo sobre tela, ótimo presente pra quem gosta de arte.
EFEITO SUTIL
     É sempre muito bom buscarmos percepção mais próxima do que de fato está inserido ao lugar onde estamos e vivemos do que dedicarmos enorme preocupação a outro lugar que não está diretamente relacionado ao nosso contexto, digamos, mais próximo.
     Em Belo Horizonte é sabido que a maioria das emissoras de rádio e televisão traz em suas programações noticiários muito mais extensos do que acontece fora da capital mineira. Somos assim, até por inconsciência, induzidos a pensar mais em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro do que em Belo Horizonte.
     Tudo bem, necessitamos sim de noticiários vindos de outras metrópoles, mas quando valorizamos mais o que vem de fora passamos a, naturalmente, desprezar nossos próprios feitos e valores.
Belo Horizonte, 21 outubro 2013
COOPERATIVISMO
     Um círculo e dois triângulos sustentados por duas pequenas hastes. Nas cores, o verde e o amarelo. Compondo o arco do círculo o verde, em contraste com o amarelo inundando seu interior. Os dois triângulos e as duas hastes, também verdes.
     Eis o desenho do símbolo aprovado oficialmente em 1932 pela Aliança Cooperativista Internacional que identifica, em todo mundo, o cooperativismo. A borda verde do círculo simboliza a eternidade, sem início nem fim. O amarelo é luz, sol, energia e força para o acreditar da vida. Os dois triângulos com suas hastes, representam dois pinheiros que, em mútua cooperação, rompem as adversidades conquistando a sobrevivência, o crescimento e a evolução da espécie, em respeito e sintonia com a natureza a todos os elementos a darem e preservarem a vida.
     Verde esperança, amarelo luz. Assim poderá ser visto e entendido, ainda que de forma simbólica, o grande agir do cooperativismo. Da esperança o amadurecer do agir a alimentar de luz a grande essência da vida, ou seja, o amor em forma de cooperação entre as pessoas.
Belo Horizonte, 09 abril 2002


Nenhum comentário: