Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

quarta-feira, 12 de março de 2014

CHUVINHA

SÉRIE XAMÃ em curso e SÉRIE ESTRADA REAL nascida em setembro de 2003 dos FOLHETOS CADINHO ROCO
CHUVINHA
     Amanheceu chovendo fino, fininho mesmo. Xamã animado para mais uma caminhada. Olho pro céu nublado só nuvens no dia com preguiça de acordar.
     Vamos ou não vamos?
     Xamã abana o rabo, olha para o portão, mostra onde está a coleira e lá vamos nós. Pra Xamã querer é poder e se podemos querer não há razão para desanimar só por causa dessa chuvinha mais com jeito de sereno. Nossa conversa segue pela rua vazia e silenciosa deixando de lado eventuais problemas e obstáculos que jamais deverão travar nossa ânsia de viver.
Belo Horizonte, 12 março 2014
DA FAZENDA DO RIBEIRÃO
     Recebo informação de que jaboticatuba é uma “planta da família das mirtáceas, gênero Eugenia, típica dos solos úmidos do cerrado”. O que para mim não chega ser bem isso. Creio ser a tal planta, árvore que deve ter o nome de jaboticatubeira, sendo sua fruta então conhecida por jaboticatuba que acabou dando nome à cidade de jaboticatubas.
     O que em 1753 era a Fazenda do Ribeirão, em 1841 passou a ser Ribeirão do Raposo que em 1858 transformou-se no Arraial Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas. Em 1878 elevou-se à condição de Distrito do Ribeirão de Jaboticatubas e em 1938 foi adotado nome de Jaboticatubas até hoje assim mantido, como município encantador.
     Quanto ao fato da fruta, jaboticatuba é uma jaboticaba grande, difícil de ser encontrada. A propósito, na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Jaboticatubas, existe uma jaboticatubeira plantada, mas que faz tempo não dá frutos.

Belo Horizonte, 16 outubro 2003  

5 comentários:

Ana Bailune disse...

Para os cães, a chuva não faz diferença. Eles curtem tudo!
Bom dia, cadinho.

Bell disse...

Xamã quer passear rs... espertinho ele.

Anne Lieri disse...

O Xamã já me conquistou! Ele é muito fofo e deve ser bom demais passear com ele! Hoje vc está no meu blog tb e deixo o link se quiser ver:

http://recantodosautores.blogspot.com.br/2014/03/os-folhetos-do-cadinho.html

bjs,

Carla Ceres disse...

Cachorro esperto, esse Xamã! Aprendeu rapidinho a mostrar onde está a coleira. kkkkk Abraço!

Elvira Carvalho disse...

Os cachorros são muito espertos e por vezes cheios de personalidade como parece ser o caso do Xamã
Um abraço