Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

domingo, 23 de março de 2014

COMPREENSÃO

SÉRIE XAMÃ em curso e SÉRIE ESTRADA REAL nascida em setembro de 2003 dos FOLHETOS CADINHO ROCO
COMPREENSÃO
     O trabalho da compreensão não é tão simples quanto possa parecer podendo até ser silencioso, mas com enorme mobilização sobre tudo que dele busca sentido.
     Xamã compreende que os mistérios são muitos e que não são poucas as contradições e atitudes de resistência das pessoas. Poucos não são os conflitos e menos ainda as tréguas dos desafios à nossa compreensão.
     Interessante ainda observar o quanto há de arrogância aos que sem medir palavras passam a vida dizendo o que não deve.
     O grande conflito no entanto é quando a referência do respeito se perde pelos veios do egoísmo de quem só pensa em si ignorando a postura e sensibilidade de quem está no espaço do seu convívio.
Belo Horizonte, 23 março 2014
JUQUINHA
     Juquinha nasceu em Santana do Riacho, lá pelos lados da Fazenda Palácio, no alto da Serra do Cipó. Do seu nascimento ninguém lembra data. Sabe-se que ele morreu em 1984. Dizem que foi amamentado por uma loba e que desde pequeno era um ser diferente. Cresceu e viveu vida toda exatamente naquele lugar onde hoje está escultura de sua imagem, instalada em 1987, como símbolo da figura típica da Serra do Cipó.
     Homem bom e sem ambição foi o Juquinha que assustava criançada e intrigava corações e mentes adultas que viam nele alguém que não fazia mal a ninguém. Coisa que mais gostava de ganhar era caixa de fósforos, para ter como fazer fogo no propósito de preparar sua comida. Como recíproca, dava flores de presente.
     Mas de quem é autoria daquela escultura, justa homenagem ao Juquinha que é memória viva na lembrança das pessoas? Mesmo sendo a escultura do Juquinha hoje imagem completamente identificada, querida e citada por tanta gente, sua autoria amarga injusto anonimato.
     Quem criou a escultura em cimento do Juquinha, exposta no alto da Serra do Cipó?
Belo Horizonte, 08 novembro 2003
VIRGÍNIA FERREIRA
     A escultura do Juquinha nasceu do talento, da criatividade, dedicação e paciência da artista plástica Virgínia Ferreira. Depois de modelo feito em argila, a peça tornou-se “eternizada” no cimento, como diz a Virgínia. Para sua execução foram oito meses de trabalho lá na Fazenda Palácio, por vontade da artista que quis desenvolver a peça no lugar de origem do Juquinha.
     Virgínia é de Conceição do Mato Dentro e ao longo da Estrada Real existem outras participações dela. Em 1990, foi Virgínia quem restaurou o monumento e estátua de Tiradentes exposta na praça principal de Ouro Preto. Ela também atende à Anglo Gold Morro Velho, empresa que responde pelas minas de ouro em Nova Lima, como pessoa atuante no trabalho de restauração do Centro de Memória Casa Grande de Nova Lima e da Igreja do Rosário.
     Sua mais recente escultura, Mater, está instalada em Inhaúma. Trata-se de uma proposta ecológica, como bem enfatiza a artista Virgínia Ferreira.
Belo Horizonte, 09 novembro 2003 

Um comentário:

Dorli Silva disse...

Oi Cadinho
Achou o blog dos pequeninos?
Eles agradecem a sua ilustre visita
Mandam um beijo.
Mundo dos Inocentes