Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

sexta-feira, 14 de março de 2014

MUDANÇAS

SÉRIE XAMÃ em curso e SÉRIE ESTRADA REAL nascida em setembro de 2003 dos FOLHETOS CADINHO ROCO
MUDANÇAS
     Com o passar do tempo a vida de qualquer um de nós passa por transformações a destacarem mudança de hábitos ou até mesmo de lugares. Em meio a necessidades e ofertas somos induzidos a tomar novos rumos, a assumir novas atitudes. É daí que surgem os reconhecimentos e desprezos que vamos experimentando ao largo do tempo.
     Xamã é cão muito novo, com cinco meses de vida que já chama a atenção de quem passa por ele. Mas mesmo assim o cão sabe e acompanha o que à sua volta muda a cada dia que passa.
Belo Horizonte, 14 março 2014
MATO DO TIÇÃO
     Em Jaboticatubas existe um povoado de indiscutível valor histórico. Um tesouro da cultura popular que sobrevive por obra dessas graças que parecem desafiar nosso entendimento. O que estampa sinal de força a qualificar valores cultivados por gerações e gerações.
     No Mato do Tição vivem pessoas remanescentes do que foi um quilombo. Lá permanecem vivos os diálogos em dialetos africanos, bem como a folia de reis, o reinado, o batuque e tantas outras manifestações culturais trazidas pelos negros para o Brasil. Há ainda a preservação do cadombe, já quase extinto. Ao que parece, não existem mais que três grupos de cadombe em todo país. O que estampa evidência da importância e necessidade de ação eficaz para estímulo de sua sobrevivência.
     Confesso não saber a quem recorrer para que o Mato do Tição seja definitivamente protegido por reconhecimento oficial a agilizar processo de tombamento desse povoado.
     O Mato do Tição é patrimônio cultural que merece sair do esconderijo imposto por um tempo que já passou.
Belo Horizonte, 08 outubro 2003

3 comentários:

Carla Ceres disse...

Oi, Cadinho! Eu imagino todo mundo na rua querendo brincar com o Xamã e meio com medo, sem saber se ele morde. Abraço!

Bell disse...

Xamã é um bebezinho ainda rs...

Bell disse...

Xamã é um bebezinho ainda rs...