Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

sábado, 22 de março de 2014

RANÇO

SÉRIE XAMÃ em curso e SÉRIE ESTRADA REAL nascida em setembro de 2003 dos FOLHETOS CADINHO ROCO
RANÇO
     Xamã percebe haver todo tipo de provocação à solta por aí e pronta para aparecer a qualquer momento. Provocação amistosa, como a do homem simples que com o céu amanhecendo passa desejando bom-dia. Provocação maldosa como a do fulano que puxa assunto pra depois dizer que passar a vida só cuidando de cachorro é forma de alienação. Para certo tipo de provocação não há o que responder; melhor ignorar.
     Xamã aprende, por intermédio da experiência que passo pra ele, haver pessoas no mundo marcadas por espécie de ranço, ou rancor, a não conseguir viver em paz nem consigo mesmo, nem com quem surge em seu caminho.
     Provocação que aparece só pra mexer com nossa paciência não faz por merecer crédito.
Belo Horizonte, 22 março 2014
SINAL DE ALERTA
     Está mais que dito ser a Serra do Cipó um santuário ecológico, um dos grandes encantos da natureza de Minas Gerais, referência da nossa história, fauna e flora exuberantes a despertarem grande interesse científico e por aí afora. Está mais que percebido ser a Serra do Cipó possuidora de grande potencial turístico com atrativos de indiscutível beleza, clima agradável, fácil acesso e coisa e tal.
     Mas a realidade estampa, exatamente por todos esses atributos, a necessidade de ações mais responsáveis e capazes de substituírem o festivo pelo objetivo. Quando deparamos com pessoas que não sabem sequer onde estão, quando somos cobrados por uma xícara de café o que é cobrado por uma garrafa de cerveja, quando ficamos expostos a uma prestação de serviço completamente aquém do valor exigido por ela, isso é sinal de que as coisas não estão tão maravilhosas quanto parecem. Permitir isso é abrir espaço para a depredação e para a ganância que quer tudo a qualquer preço, sem medir conseqüências. Em outras palavras, isso é semear a violência.

Belo Horizonte, 06 novembro 2003

2 comentários:

Laura Santos disse...

É mesmo. Para certo tipo de provocação, melhor ignorar e seguir em frente; "os cães ladram e a caravana passa".
Talvez esse belo Santuário do Cipó tenha de ter preços exorbitantes para passar a ser privilégio apenas de quem tem dinheiro...? Figura de pobre é anti-estético....Não, deve ser apenas ganância, esse sentimento tão maravilhoso que por acaso também cheira muito a ranço.
xx

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Olá Cadinho,passando para agradecer sua visita.
abraços.
Carmen Lúcia.