Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 19 de maio de 2014

SEM FIRULAS

SÉRIE XAMÃ
FOLHETOS CADINHO ROCO
SEM FIRULAS
     Quando elegemos a mentira, é lógico que passaremos então a estar em estado de mentira. O que não dá é querer se permitir ao expediente da enganação sem querer que a partir daí não nos sintamos enganados.
     Em princípio a verdade é simples demais e por isso mesmo dispensa a postura de conversas a insistirem em querer convencer nação inteira com promessas e afirmações idas do nada para o lugar nenhum.
     Xamã, apesar de ser ainda cão filhote, não vai na prosa mansa de quem diz combater a corrupção justo quando corrompe.
Belo Horizonte, 19 maio 2014
PESSOA HUMANA
     “Pessoa Humana” foi o que ouvi daquele padre estrangeiro que falava sobre interessante assunto. Nome dele lembro não. Muito provavelmente um padre italiano. Talvez por isso tenha dito “pessoa humana” que a mim parece afirmação óbvia com requinte de singular pleonasmo. De repente, o padre repete referindo-se por mais uma vez à “pessoa humana”. Penso no assunto.
     A insistência do padre com discurso tão firme e envolvente traz a mim inquietação quanto à “pessoa humana”. Até que de repentino lampejo sou surpreendido por espantosa conclusão. A insistência do padre poderá ter sim expressiva intenção. Na sutileza do seu dizer, ao firmar propósito em apontar a pessoa humana, ele passa a distingui-la de outra pessoa, ou seja, da pessoa desumana. Percebo então, que só sendo uma pessoa é que ela poderá ser humana, ou desumana.
     Taís, será que por não perceberem o que é ser humano é que tanta gente transforma-se em pessoa desumana?

Belo Horizonte, 31 maio 2004

2 comentários:

Bell disse...

Mentira tem perna curta.

Carla Ceres disse...

Oi, Cadinho! Verdade e política raramente caminham juntas. Até o Xamã desconfia disso. Abraço!