Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

domingo, 7 de junho de 2015

BROTOU



SÉRIE XAMÃ
FOLHETOS CADINHO ROCO
BROTOU
     Comigo Ninguém Pode é o simpático nome daquela planta, folhas verdes salpicadas por manchas brancas lindas, caule macio, mas venenoso pra valer. Daí o nome Comigo Ninguém Pode porque essa é planta impregnada de toxinas bravas.
     Tudo isso pra dizer da muda que brotou do caule que cortei da planta que está comigo desde o século passado. Foi colhida no Rio de Janeiro, estava plantada em lote baldio bem próximo da famosa Pedra da Macumba lá pelos lados do Recreio dos Bandeirantes na Cidade Maravilhosa.
     A planta tem de ficar fora do alcance da curiosidade do Xamã para evitar que ele, inadvertidamente, queira brincar com ela.
     Pra quem não sabe, na cultura popular essa planta também traz o nome Comigo Ninguém Pode porque é servida para espantar mau-olhado à solta por aí.
Belo Horizonte, 07 junho 2015
PURIFICADOR
     Um dia surpreendente. Foi ontem mas conto hoje porque é quando tempo aparece.
     Logo pela manhã dois momentos espetaculares. Uma conversa auspiciosa e uma negociação com resultado bem como pretendi.
     Veio a tarde e lá fui eu para novo acerto de contas. Argumento aqui, proposta ali e de repente a solução. Tudo acertado. Mas aí pediu-me documento que eu não tinha em mãos. Podia identifica-lo pelo número na memória, mas não senhor. O moço disse precisar ver aquilo, cartão guardado quase esquecido naquela gaveta lá em casa. Mas eu estava feliz, aceitei ir e voltei.
     No meio do caminho a vinda da chuva forte, mas forte mesmo. Não dei importância. Fui roupa toda molhada, mas e daí? Eu estava feliz e por isso tratei de entender a chuva como oportuno banho purificador.
Belo Horizonte, 27 outubro 2007

2 comentários:

Graça Pires disse...

Não conheço essa planta chamada Comigo Ninguém Pode.
Um beijo.

Maria Teresa Valente disse...

Boa tarde Cadinho, é interessante como algumas plantas são tratadas como poderosas, assim como, algumas pessoas são seca pimenteiras. Tinha um vaso lindo de avencas no banheiro, lá ela aproveitava o sol da manhã e o vapor do chuveiro, ela estava enorme e não tinha quem não se admirasse com lindeza da planta. Mas, como nada é perfeito, uma pessoa por ela se encantou, no domingo e, na segunda feira a minha avenca amanheceu seca. Obrigada, abraços carinhosos
Maria Teresa