Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

sexta-feira, 24 de julho de 2015

ESCLARECEDOR



SÉRIE XAMÃ dos
FOLHETOS CADINHO ROCO
ESCLARECEDOR
     As consultas ao Xamã não param. Esta vem da Narcisa.
     “Caso eu decida por entregar meu apartamento novo para que profissional de design assuma a decoração dos ambientes, não ficarão eles sem minha identidade?”
     Xamã responde:
     “Não é porque você não é uma artista que deixará de se identificar com uma obra de arte.
     Marieta Lemos, decoradora profissional, adverte para o fato de que não há como trabalhar num projeto de decoração sem levar em conta o gosto, o querer e até o sentimento de quem habitará naquele ambiente convivendo e fazendo parte dele.
     A arte do design de interiores está mesmo é na capacidade de traduzir, em projeto de decoração, aquilo que, por muitas vezes, nem o que necessita dessa tradução sabe ao certo o que de fato reside em seu querer.
Belo Horizonte, 24 julho 2015
PROCEDIMENTO SUTIL
     Perguntou-me sobre o inconformismo. Não aceita porque não dá pra aceitar. Se é assim, não há como conformar com a idéia do sucedido. Se é assim, a questão salta do sucedido para a sua consequência. Se é assim, o que torna-se disforme é sequência do pensar que então trata o sucedido como algo inaceitável. Se é assim, percebe-se que a forma com que o pensar conduz o sucedido é que descobre desbrava e até cria caminho.
     Aí é que está a essência da coisa. Se bem pensarmos, o que acontece age como espécie de desafio à nossa compreensão. Temos a liberdade de dar entendimento que quisermos ao acontecido. Podemos, a partir daí, ampliar nossos sentidos em busca do crescimento, ou simplesmente ficarmos presos à nossa mais que evidente limitação. Mas quando sentimos o abafo do aprisionamento, deparamos com o inconformismo que pode ser perfeitamente transformado na crença do que em verdade liberta o nosso ser. É quando surge a fé, como elemento de força a induzir o ser a um outro estado de inquietação, que é aquele que de fato estimula a vida ao viver.
Belo Horizonte, 03 abril 2008

2 comentários:

Maria Teresa Valente disse...

Olá! Cadinho!
Acredito que todos os acontecidos são oportunidades de crescimento,
cabe a nós aproveitarmos ou não, evoluirmos ou estacionarmos.
Todos temos liberdade de escolher: sentar ou correr para ganhar.
Agradeço, abraços carinhosos
Maria Teresa

Graça Pires disse...

Seu Xamã é um sábio...
Sobre o inconformismo , não o entendo só o entendo como uma qualidade. Como você próprio refere: "Temos a liberdade de dar entendimento que quisermos ao acontecido".
Beijo.