Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

domingo, 24 de janeiro de 2016

SINAL DOS TEMPOS

SINAL DOS TEMPOS
     Quando não é bom-dia é boa-tarde, quando não é boa-tarde é boa-noite. E assim transitam os cumprimentos mundo afora em seus tantos idiomas e desejos. Cumprimentos sinceros, cumprimentos automáticos, cumprimentos educados. Não importa se a pessoa é conhecida, não importa se o jeito de falar é mais frio ou quente.
     Quando o cumprimento não aparece sinal de poucos amigos, jeito de humor atravessado por mágoa ou rancor. Basta observar um pouquinho pra perceber num simples cumprimento o que poderá estar no contexto de um dia inteiro, ou de um anoitecer mais ou menos luminoso.
Belo Horizonte, 24 janeiro 2016
POESIA DO JAIRINHO
     “Nem Pó Nem Emas: Poemas” é o título do livro do poeta Jairo Lobo lançado em Belo Horizonte em tarde de sábado, aniversário do bardo, no Bar do Alexandre e da Paula.
     Não tenho nenhum propósito de julgar poesia de ninguém, mas sim de ler e sentir, viver e perceber o que há de vida e sentimento na manifestação de quem então surge em poesia, como é o caso do Jairo Lobo, que prefiro tratar como Jairinho.
     Tal como é o Jairinho, sua poesia não se permite a muitas voltas e sim a uma trajetória simples e eficaz no que refere-se à percepção do pensamento que brinca com o sentido e com a estética das palavras em resultados cativantes. É nesse sentido que Jairinho estampa e esconde o sentido de um dizer que por aí se solta de eventuais definições dando ao seu poetar a textura inequívoca da liberdade cultivada pelo poeta.
      Jairinho é bom, rápido e tão iluminado quanto enigmático.

Belo Horizonte, 21 setembro 2009

4 comentários:

MARILENE disse...

Quando o cumprimento existe, até estranhamos. Não há tempo sequer para perceber se as expressões mostram verdade ou se as pessoas estão no automático, dada a velocidade com que se cruzam. Abraço.

{Λїtą}_ŞT disse...

Um cumprimento pode fazer toda a diferença, iluminar um dia, dependendo da forma que é dado... ou se é dado.
Por isso, tenha um dia iluminado e cheio de alegrias.
Beijos

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Sem querer ser saudosista...
Existem ainda aqueles cumprimentos de antigamente? Dados de frente, mãos trocadas, sorrisos nos olhos...olhos nos olhos...???
Acho que são poucos os que fazem isso..... um cumprimento bem dado pode salvar um dia... um contexto!!!!
Bela provocação!!!

Ana Freire disse...

Verdade... às vezes os cumprimentos são automáticos... mais nas grandes cidades!...
Nos meios rurais do interior, os cumprimentos são mais genuínos... todo o mundo conhece todo o mundo... e sempre se fica à espera da resposta a um cumprimento... pois as pessoas efectivamente desejam saber como a outra está... pois nos meios pequenos as pessoas entreajudam-se, e se interessam umas pelas outras, minimamente...
Abraço!
Ana