Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

domingo, 4 de fevereiro de 2018

RAZÃO DE SER

RAZÃO DE SER
      Observo construções, paredes que vão surgindo, ambientes que vão nascendo. Penso nas paredes vazias e indiferentes a tudo e todas as coisas pedindo alguma interferência mais que oportuna.
    Pinto aquarelas servidas para lugares diversos, momentos contemplados ou a contemplarem instantes inesquecíveis. Liberto aquarelas prontas para darem personalidade às paredes antes carentes de um toque de arte.
     Enquanto produzo percebo da aquarela empenho em oferecer caminhos abertos para as mais longínquas reflexões. Lembro-me de comentários e aquisições realçados pela felicidade de quem diz gostar muito de agora estar em convívio diário com aquarela assinada por mim.
     Na arte o surpreendente é o que dá a ela razão de ser.
Belo Horizonte, 04 fevereiro 2018

ROBIARA
     Alto, magro, cara sofrida. Sua idade, uns cinqüenta anos. Barba e cabelos grisalhos a escaparem do chapéu escuro com abas largas. Botas com canos até os joelhos, pretas como todo resto da vestimenta protegida por vasta capa.
     Um homem do mato, silencioso e observador. Tímido cumprimento abrindo possibilidade de conversa. As cadelas, como que por encanto, parecem duas estátuas sentadas à beira da fogueira. Sem mais o que fazer estendo a mão. Língua de fogo aquece o balanço lento dos braços. Da voz, homem convida para sentar. Quero saber quem é aquele homem que parece não querer saber quem sou eu. Mesmo assim, digo meu nome como estímulo para que ele faça o mesmo. Homem aponta para o cavalo dizendo ser ele o Robiara, nome vindo do tupi-guarani, que significa: ter confiança em. Presente que ganhou de um índio amigo, faz tempo.
    Na expressão do cavalo, mistério. Mas quem é este homem?

Belo Horizonte, 29 novembro 2002

2 comentários:

Graça Pires disse...

Gostei desse homem misterioso... Que as suas aguarelas sejam um sucesso.
Uma boa semana.
Um beijo.

Lenita Sousa disse...

Passando, lendo e elogiando o seu trabalho.

Deixando beijinhos