Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 26 de março de 2018

ARREBATAMENTO


ARREBATAMENTO
      Mergulho na aquarela que crio sentindo a água do mar acolher meu corpo por inteiro. Saio do mergulho respirando fundo e sentindo a profunda fragrância do mar em minhas narinas.
      Continuo na criação da aquarela que então navega em meus pensamentos dispersos e entregues ao mar aberto aos meus mais distantes sentidos. Na aquarela a água em movimento que seca a ânsia que umedece meu presente em pura transpiração de amor a vagar disforme pelo abstrato gesto desse momento realçado pelo que de mim arrebata todo viver.
Belo Horizonte, 26 março 2018
MANGUEIRA DO VIZINHO
     Belo Horizonte é hoje uma grande cidade com pequenos detalhes que parecem vir lá do seu tempo de arraial, ou até antes disto. Situação que pode, sem muito esforço, estender-se por toda Minas Gerais.
     Se antes a riqueza existente em Minas Gerais não deveria enriquecer mineiros, conforme agiam os colonizadores, este expediente parece ter encarnado no pensar e agir testemunhado por nossos dias. Patrocinar Belo Horizonte aparece como desafio próximo, muito próximo do mais legítimo atrevimento. Espécie de estigma antes admitido, por mais absurdo que possa parecer, exatamente por quem vive em Minas Gerais, ou mais especificamente em Belo Horizonte.
     Estado e cidade ficam assim entregues a um agir anônimo e exposto às mais brutais explorações. Uma vez diminuída por sua própria descrença, a grande cidade passa a desencadear enorme dependência a fragiliza-la pela ausência de identidade e pela atrofia de possibilidades estancadas por ela mesma.
     É imprescindível que os frutos colhidos aqui sirvam de alimento aos que aqui vivem. Belo Horizonte, até por ser capital de Minas Gerais, precisa aprender com urgência a patrocinar e a assumir sua cultura e seus ideais. Precisa aprender a reagir diante do desprezo e do esquecimento daqueles que insistem em achar que a mangueira do vizinho é mais frondosa.
Belo Horizonte, 18 dezembro 2003

3 comentários:

Graça Pires disse...

Bonito o seu texto preocupado sobre Belo Horizonte.
Uma boa semana.
Beijos.

Os olhares da Gracinha! disse...

Precisamos tanto de APRENDER e a saber apreciar a ARTE!!!bj

Mary Lane Amaral disse...

O verdadeiro artista mostra que a sua arte está ligada à todas as suas sensações. Não existe fórmulas nem códigos prontos e infalíveis para esse enlace. A experiência vivida transcende a matéria e isto é tudo! Bjssss