Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

quinta-feira, 15 de março de 2018

PAÍS AUSENTE


PAÍS AUSENTE
     Quanto mais o Brasil perde em lirismo, mais ganha em perversidade.
     Quanto mais distante for a sensibilidade para aquilo que em nós exubera a arte, sem aqueles elementos que tratam de falsifica-la, maior será o embrutecimento do que descreve e ilustra nossa realidade.
     A farsa poderá até se destacar sobre o legítimo em momentos tão isolados quanto frágeis, por não conseguir capacidade de sustentação.
      O Brasil perdeu sua própria referência por ter se permitido à leviandade imposta pela corrupção que corrói sua dignidade de maneira avassaladora.
     A percepção de um País que, ao invés de encarar o presente fica na averiguação do seu passado recente somado a meras intenções idas a um futuro hipotético, apresenta-se entregue ao naufrágio que levou-o ao abismo profundo.
     O Brasil é hoje um País ausente.
Belo Horizonte, 16 março 2018
DA FAZENDA DO RIBEIRÃO
     Recebo informação de que jaboticatuba é uma “planta da família das mirtáceas, gênero Eugenia, típica dos solos úmidos do cerrado”. O que para mim não chega ser bem isso. Creio ser a tal planta, árvore que deve ter o nome de jaboticatubeira, sendo sua fruta então conhecida por jaboticatuba que acabou dando nome à cidade de jaboticatubas.
     O que em 1753 era a Fazenda do Ribeirão, em 1841 passou a ser Ribeirão do Raposo que em 1858 transformou-se no Arraial Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas. Em 1878 elevou-se à condição de Distrito do Ribeirão de Jaboticatubas e em 1938 foi adotado nome de Jaboticatubas até hoje assim mantido, como município encantador.
     Quanto ao fato da fruta, jaboticatuba é uma jaboticaba grande, difícil de ser encontrada. A propósito, na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Jaboticatubas, existe uma jaboticatubeira plantada, mas que faz tempo não dá frutos.
Belo Horizonte, 16 outubro 2003

Um comentário:

Vanessa Flor disse...

Passando e deliciando-me a ler. Se calhar não é só o Brasil. Portugal também tem os seus quês e porquês.
.
* LACTOFILIA: Um desvio sexual OU excitação sensual? *
.
Beijinhos carinhosos e fofos