Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL

Peço paciência e compreensão para leitura um tanto complexa
FELIZ NATAL
Recebo voto de Feliz Natal, todos sinceros, não ponho dúvida, mas fico intrigado. Quero e preciso ser feliz diante de tudo quanto possível. Sim, porque tem situação que não dá pra ser feliz e dela tento escapar sempre que posso. Mas também não dá porque pra ser feliz há de se considerar alguma tristeza, faz parte do todo.
Feliz Natal por que sou cristão? Não, não deve ser isso. Hoje já não se usa vincular o Natal ao ser cristão. Um deseja ao outro que passa pra frente e porque sempre conviveu com isso deseja também um Feliz Natal para cristão judeu e ateu. É comum, é o que todo mundo faz e diz. Então serei feliz no Natal por que no Natal todos serão felizes?
Implico e decido ser feliz porque sou feliz, porque tenho na natureza vontade de ser feliz e quero ser feliz e porque sou cristão celebro o aniversário de Cristo.
Então ela surge assim lindinha, manhosinha, sorridente e fresquinha com sua voz mole fanhosa e comenta: - Engraçado, nunca tinha notado que no Natal Cristo faz aniversário.
Pois é! Mas, apesar dos pesares, Feliz Natal.
Belo Horizonte, 23dezembro 2008
AUSENTES

O que temos em comum
É nossa ausência
Exposta à mais viva
E misteriosa distância.
O que temos em comum
É o não saber
Do que sabemos
Um do outro.
Sabemos que existimos
Em mundos distintos
Deste mesmo mundo.
Sabemos reconhecer
Nossas presenças
Mesmo tão ausentes.
Belo Horizonte, 31 outubro 2002

42 comentários:

Mariana disse...

Um beijo.
Bons diasssssssss

Paula Barros disse...

Ah! Queria entrar no clima de Natal com tempo de chegar o Natal, mas vou me arrastando.

Por muitos anos me esqueci do sentido cristão da festa.

abraços e felicidades.

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Antes... bem antes, era o solstício de inverno. Passou a ser Nascimento de Cristo, a festa da Natalidade, se resumiu em Natal.

Pode parecer bobo, mas eu me emociono com essa festa no fim do ano. Cada um comemora de acordo com a sua fé. Outros nem têm na fé o que comemorar, mas ainda assim desejam feliz natal.

Por isso, eu concordo quando você diz, Cadinho que o Natal não é só cristão. Pra mim, o Natal é a festa dos bons sentimentos. Se não todos os seres humanos, mas a maioria de nós se reuni para celebrar bons sentimentos. Se reuni porque se gosta.

Pra mim, o Natal é um dia em que as pessoas param e redescobrem o Amor. O de Cristo, o delas próprias, ou simplesmente o Amor. É isso que me emociona. É isso que renova a minha fé na humanidade. É por isso que eu celebro o Natal. Porque eu tenho a esperança de que chegará um dia em que o Amor será celebrado todos os dias!

Beijos e borboleteios, meu amigo querido!

Olavo disse...

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em toda direção!

FELIZ NATAL!
beijos

Unknown disse...

feliz natal querido.

bjosss...

Codinome Beija-Flor disse...

Cadinho.
Eu sei o que vc sente, porque eu também sinto algo parecido, há quem me diga "Feliz Natal" e sei exatamente que é por pura obrigação, mas há o oposto, os que me desejam efetivamente o sentimento verdadeiro do Natal.
Eu aprendi a peinerar os votos que me desejam.
Então descobrir que os votos verdadeiros possuem o dom de sobreviver um ano inteirinho.
Cabe a nós aprendermos a separar tudo que recebemos e depois guardarmos o que de fato é bom.
Eu te desejo com todo carinho os votos de um NATAL DE PAZ, mas no verdadeiro significado que o Natal possui, coloquei você na minha "árvore de natal blogal".
Um abraço grande cheio de paz

Lu disse...

Adorei o texto!!!E,apesar dos pesares,desejo à vc um feliz natal!!!Bjs

Anônimo disse...

Feliz Natal =]

Meu mundo espiritual ta uma bagunça e eu nem sei em que acreditar mais, a fé infantil no Natal indo pras cucuias e uma sombra de dúvidas na cabeça. Mas esse texto me fez ter certeza de uma coisa: Ser feliz, independente de data e crença. É o que importa.

Então, Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Marcela Fernanda disse...

Feliz Natal pra você
e um 2009 de muita paz!
ABraço

Anônimo disse...

QUE CADA HOMEM DESCUBRA NO SEU SEMELHANTE UM COMPANHEIRO.
EM CADA COMPANHEIRO UM AMIGO.
EM CADA AMIGO UM IRMÃO.

FELIZ NATAL !!!

Abração,CADINHO!!

bete p.silva disse...

Concordo, o amor de Cristo nos une e nos torna felizes sempre. A boa nova do Evangelho é o desejo que haja boa vontade e paz. Por mais que o mundo nos diga o contrário, é tempo de desejarmos uns aos outros Boa Vontade e Paz!

E!Cadinho! seja feliz sempre, com Cristo, esperança da humanidade!

Abraços,

Serena Flor disse...

Invente seu Natal!
Faça algo diferente!
Faça o melhor que puder com aquilo que tiver!
Enfeite-se, alegre-se.
Se não tem dinheiro, encha seu coração de amor! Seja a própria árvore com bolinhas coloridas e muito riso!
O calor que emana do seu abraço dinheiro nenhum no mundo
poderia comprar.
Dê um abraço, um sorriso, um te gosto, um te amo. Seja você o presente!
Um Natal de muita paz e luz pra você! Bjs.

MamaNunes disse...

MaMaNunes,
Marcia e Marcio Nunes,
aos amigos, filhos, netos, irmãos, agregados
e quem mais chegar, desejamos que
a lembrança traga a perseverança
que a perseverança,
traga a esperança de dias melhores
sempre...
"Viva" o Natal!
Um grande abraço!

Garota Tatuada disse...

boooom
nas entre linhas do meu feliz natal vc pode ler
que o que te desejo eh uma noite agradavel com pessoas que te amam e estão celebrando o nascimento de Jesus com vc
;)

bjkas

Bia Unruh disse...

Muito Bom!!!
Feliz sempre que possível...
Natal, trazer o aniversariante para dentro de nós... deveria ser todos os dias, mas como sempre nos esquecemos, há um dia, pelo menos, especial para isso.

Feliz Natal para você, mas principalmente que a LUZ de Jesus, o Cristo, esteja com você a cada passo no Ano Novo!
Bjs
Perséfone

Cristiana Fonseca disse...

Linda postagem
Deseho a você Boas Festas
Abraços,
Cris

Daniel Savio disse...

Concordo contigo, pois uam boa parte das pessoas desejam "feliz natal", porque é isso que se deseja nesta época, e não por que realmnete queremos viver o espirito de natal.

E antes que eu me esqueça, feliz natal e um prospero ano novo, para ti e a sua família.

Fica com Deus, menino.
Um abraço.

Unknown disse...

Cadinho

venho aqui pessoalmente para agradecer a companhia que me tem feito nestes ultimos tempos.

foi com alegria que o conheci e é com muita felicidade que lhe agredeço a sua amizade. Muito Obrigado pela atenção, dedicação e carinho com que me tem brindado.

Sei que é uma excelente pessoa e espero poder continuar a compartilhar consigo as alegrias e contratempos com que a vida nos brinda.

Porque é merecedor, deixo os meus votos sinceros de um Feliz e Santo Natal.

Espero que tudo o que deseja esteja presente no sapatinho

beijinhos grandes cheios de carinho

a amiga
carla

Anônimo disse...

Cadinho,
É tão bom ser feliz. Você diz que o é. Como felicidade não pode ser mensurada, não posso dizer : seja mais feliz ainda. Então o que dizer?
Vou me limitar a celebrar o nascimento do menino, que nessa data se comemora. Sei que é isso que você também fará.
Abraços,
Odette.

pico minha ilha disse...

Que neste Natal a paz e o amor viva cada vez mais em nosso coração.Abraço

Anônimo disse...

Quero ver você não chorar,
Não olhar para trás,
Nem se arrepender do que faz.
Quero ver o amor vencer
E se a dor nascer,
Você resistir e sorrir.
Se você pode ser assim,
Tão enorme assim eu vou crer
Que o Natal existe
E ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor.
Bom Natal, um feliz Natal,
muito amor e paz pra você,
pra você.

Um Feliz Natal das 3 mentes perigosas!

Ava disse...

Vim te ver, para te desejar algo bom!
Não um simples feliz Natal ou um bom Ano Novo....
Mas um revoar de borboletas coloridas em todos os dias da sua vida...!
Lindo o Poema AUSENTES...Só conseguí associá-lo é essas nossas amizades virtuais... que nos apegamos tanto e não passam de presenças ausentes...rs

"Sabemos que existimos
Em mundos distintos..."

Beijos carinhosos!

Alice

conduarte disse...

cADINHO, PASSOU POR AQUI, PAA DEIXAR OS MELHORES VOTOS DE FELIZ NATAL E ALEGRIA NA SUA VIDA E NA VIDA DAQUELES QUE VC AMA. oS QUE NOS DEIXARAM FICAM DENTRO DE NÓS, E LEVAM UM PEDACINHO DA GENTE...NÀO CONSIGUIMOS ABANDONAR O SENTIMENTO DO AMOR... PARA O ANO DE 2009, QUE ELE VENHA CEHGANDO DE MANSINHO E COM MUITA SAÚDE, FELICIDADE, INSPIRAÇÃO, AMOR, ALEGRIA, DINHEIRO, PAZ, SEXO, AMIGOS DE VERDADE E TUDO AQUILO QUE VC DESEJA, MAS QUE SEJA PARA O SEU BEM. BJUS CON DUARTE

Juliany Alencar disse...

Arrasou, Cadinho! Belo post!

Realmente não entendo como ateus desejam Feliz Natal! Vai ver que é porque esta datal deixou de ser lembrada pelo que deveria e passou a significar apenas um período de festas, onde as pessoas apenas saem para fazer compras.

Então, para mim e para você, que somos cristaõs, Feliz Natal!

ACÍBEL - Blog oficial disse...

A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.

desconhecido
Felizzzzz Natal!!!

Nilson Barcelli disse...

O seu texto não é complexo, mas o Natal poderia ser mais simples...
Feliz Natal, para vc e para a sua família.
Abraço.

valterpoeta.com disse...

Olá Amigo, tudo bem?

Mais um ano que se vai, mas com certeza não foi igual aos outros. Depois que eu tomei a iniciativa de criar um Blog para divulgar meu trabalho e conhecer outras pessoas que gostem de poesia, minha vida nunca mais foi a mesma.

Conheci e interagi com pessoas superlegais assim com você, que deram a honra da companhia, palavra amiga, dividiram comigo notícias e informações relevantes em todas as áreas culturais e do conhecimento.

Foram conselheiros, ajudaram com dicas que me nortearam a incrementar meu Blog cada vez mais.

Sei que nem sempre estive presente em seu Blog, não por falta de vontade, pois o tempo é escasso, lhe peço desculpa se não respondi algum comentário ou não te visitei em algum momento importante. Saiba que você é especial para este Poeta que está aprendendo muito com essa convivência saudável.

Más uma coisa eu já trago de berço que é saber valorizar as pessoas importantes.

Portanto aceite meu abraço fraternal e os Votos de Boas Festas e um Ano Novo Repleto de Realizações para você e todos que te cercam.

Em 2.009 pode contar com O Blog do Valter Poeta e com o Poetacards

Luz e Paz

Valter Montani
23.12.2.008

disse...

Que o menino Deus traga por suas pequeninas mãos toda a paz, saúde, amor e humildade a você junto aos seus!
Obrigada por estar em minha vida!
Beijos em seu coração!

Anônimo disse...

Passei para desejar

_________________Paz
_______________União
______________Alegrias
_____________Esperança
____________Amor Sucesso
___________Realizações Luz
__________Respeito harmonia
_________Saúde solidariedade
________Felicidade Humildade
_______Confraternização Pureza
______Amizade Sabedoria Perdão
_____Igualdade Liberdade Boa sorte
____Sinceridade Estima Fraternidade
___Equilíbrio Dignidade Benevolência
__Fé Bondade Paciência Brandura Força
Tenacidade Prosperidade Reconhecimento
_______________!!!!
_______________!!!!
_______________!!!!

beijos Andréia

Vanuza Pantaleão disse...

Cadinho...êta elegância nas palavras!
Natal é assim:
Tentar, tentar
Lembrar que
As Lições
Do Mestre
Nunca serão
Em vão...
Obrigada, Amigo, obrigada mesmo por me aturar!
Teu Natal e da tua Família já está sendo LINDO!!!Bjs

Mayana Carvalho disse...

"Então serei feliz no Natal por que no Natal todos serão felizes?"

Gostei muito dessa parte do seu texto. É um questionamento muito interessante, pois varias pessoas acham que todo natal se é feliz e que é a unica data para ser solidario, agradar e se unir aos outros.
O que nõ tem nada haver, afinal todo dia é dia de ser feliz e desejar coisas boas para os outros!

Beijo

Ana Maria disse...

Existimos em mundo distintos.
Desejo a voce, um feliz Natal e um Ano de 2009 repletos de paz, saúde,
sucesso nas vendas, sucesso no amor. E que realize tudo que almeja. Sao meus votos sinceros.
Desculpe-me se por acaso errei nesse ano com voce, prometo em 2009continuar sua visitante assídua.
Bjs de luz!

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Cadinho!Conforme os anos passam,e para mim já se passaram muitas dezenas,a gente vai se entristecendo no Natal e seu post me fez refletir no motivo.Quando somos como sua amiguinha dengosa pensamos que temos de festejar o Natal,porque todo mundo o faz.A medida que o tempo passa,nos conscientizamos que não é nada disso e pensamos no aniversariante e em seu trágico destino...

A mim parece que quase ninguém se lembra disto...

Lindo texto e de complexo não tem nada...

Vamos ao aniversário Dele?

Que sua festa seja tranquila!

Um beijo,Sonia Regina.

Anônimo disse...

Natal para muitos é associada à tristeza, por isso que grande parte prefere o Ano Novo, pois é bagunça e todo mundo sente-se mais livre.
Sinceramente Cadinho, esse ano é diferente pois estou bem menos mesquinha, não me importo com coisas bobas.
Um abraço, bom Natal, Paz e Bem, beijos.

Branca disse...

Eu adoro o Natal, adoro quando me dão Feliz Natal, tb de desejar um Feliz Natal a todos... acredito na sinceridade das pessoas porque sou sincera. Qdo dou um Feliz Natal pra alguém, quero que aquela pessoa tenha uma ceia farta, família reunida, risos, muita música, crianças correndo pela casa, amigos sinceros por perto e muito, mas muito mesmo amor no coração...porque é assim que vejo o Natal.
Beijo carinhoso pra ti e um Natal repleto de alegrias...
Branca.

Anônimo disse...

Olá passei para te deixar um beijo de véspera de véspera de natal =

Anderson Emídio disse...

Show de bola meu amigo.
Ser Feliz é uma decisão não uma ocasião.
Boas Festas e um 2009 incomum a toda família.
Que este seja o ano mais produtivo da história de suas vidas e aproveitem cada oportunidade proporcionada e criem outras.

Forte Abraço

Dany disse...

Muitos esquecem mesmo o sentido do natal....
Mas ele simboliza união, votos de fé, de alegria, felicidade, confraternização e talvez por isso as pessoas desejem um Feliz natal, para que coisas boas realmente aconteçam!
Então por estas razões, eu te desejo um feliz natal!
Bjs

Daniella Paula disse...

Feliz Natal. Um abraço na sua sensibilidade!

Raquel disse...

No Natal só podemos desejar um Feliz Natal!
Beijos
http://sex-appeal.zip.net
http://cara-nova.zip.net

Paulianne disse...

Feliz Natal, meu amigo blogueiro!
Beijos

Unknown disse...

passei para ler mais um pouco e matar saudades
beijinhos
carla