Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

NO TEMPO DO TEMPO

O texto Mangueira do Vizinho, colhido dos Folhetos Cadinho RoCo, Série Estrada Real (SER), a primeira publicação periódica e específica da Estrada Real, traz um recado sutil. Na época em que foi feito, O Governador Aécio Neves, no início do seu primeiro mandato como Governador do Estado de Minas Gerais, resolveu desfilar na Escola de Samba Mangueira que apresentou o tema Estrada Real no carnaval do Rio de Janeiro. O Governador de Minas Gerais demonstrou assim estar mais preocupado com o carnaval do Estado vizinho do que com o que governa até hoje, numa atitude polêmica por acreditar que ao agir assim estaria propagando aos quatro ventos a Estrada Real, que naquela ocasião era prioridade do seu Governo. De lá pra cá, em termos práticos, o que aconteceu não representa tanta alteração no circuito e a bem da verdade poucas são as pessoas que lembram ter a Escola de Samba Mangueira explorado o tema Estrada Real com patrocínio do Estado de Minas Gerais, tenha sido ele assumido ou não pelo Poder Público, ou pela iniciativa privada. Daí a realização do texto que alerta para essa situação que acontece sempre. Tanto o Estado de Minas Gerais quanto a cidade de Belo Horizonte sentem essa postura que de fato não recebe tratamento compatível com a importância histórica e cultural que ostentam, seja por parte do Poder Público ou da iniciativa privada.
NO TEMPO DO TEMPO
Será o tempo o senhor de todas as mudanças?
O senhor de todas as mudanças somos nós, seres livres e racionais, com poder danado para melhorar tudo que, por incompetência, pioramos. E para não ficar com responsabilidade a provocar o nosso brio o que fazemos? Culpamos o tempo. Isto porque somos inteligentes e poderosos, com capacidade de conduzir, deduzir e induzir situação conforme nossa bela e santa consciência.
O tempo que nos é concedido só será nosso se tratarmos de assumi-lo. Aí é que a coisa complica, porque quando não assumimos o tempo vindo ao nosso encontro, o que acontece?
Podemos viver sem o tal do tempo?
Belo Horizonte, 16 fevereiro 2009
MANGUEIRA DO VIZINHO
Belo Horizonte é hoje uma grande cidade com pequenos detalhes que parecem vir lá do seu tempo de arraial, ou até antes disto. Situação que pode, sem muito esforço, estender-se por toda Minas Gerais.
Se antes a riqueza existente em Minas Gerais não deveria enriquecer mineiros, conforme agiam os colonizadores, este expediente parece ter encarnado no pensar e agir testemunhado por nossos dias. Patrocinar Belo Horizonte aparece como desafio próximo, muito próximo do mais legítimo atrevimento. Espécie de estigma antes admitido, por mais absurdo que possa parecer, exatamente por quem vive em Minas Gerais, ou mais especificamente em Belo Horizonte.
Estado e cidade ficam assim entregues a um agir anônimo e exposto às mais brutais explorações. Uma vez diminuída por sua própria descrença, a grande cidade passa a desencadear enorme dependência a fragiliza-la pela ausência de identidade e pela atrofia de possibilidades estancadas por ela mesma.
É imprescindível que os frutos colhidos aqui sirvam de alimento aos que aqui vivem. Belo Horizonte, até por ser capital de Minas Gerais, precisa aprender com urgência a patrocinar e a assumir sua cultura e seus ideais. Precisa aprender a reagir diante do desprezo e do esquecimento daqueles que insistem em achar que a mangueira do vizinho é mais frondosa.
Belo Horizonte, 18 dezembro 2003

28 comentários:

Anônimo disse...

Mas aí eu te pergunto: e como é que ele foi reeleito governador,conseguiu eleger o prefeito da capital,tem altos índices de popularidade e quer ser presidente da República??

Veja bem,Cadinho,nada tenho contra o governador de Minas.Até o tenho como político diferenciado. Fiquei mesmo em dúvida.

Grande abraço e uma otima semana!

Anônimo disse...

Ixe,sera que o comentario sumiu??

Eu disse...

Uma nova semana inicia... E com ela a oportunidade de novas realizações.
Desejo uma semana repleta em dádivas para você!

Um beijo carinhoso

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Cadinho!Dizem por aí que o tempo é o senhor da razão...mas quem é a razão?O povo que se cala e por isso nunca resolve as suas razões!

Beijos!!!Sonia Regina.

Daniel Savio disse...

Infelizmente, a maioria das cidades estão abandonadas pelo setor publico...

Pior é quando do nada, descombrem que um deste "quardiões do dinheiro publico" tem um castelo de 25 milhões de reais (um caso que ocorreu a pouco).

Fique com Deus, menino Cadinho.
Um abraço.

Anônimo disse...

Oi
Que saudades de vir cá. Ler estas coisinhas doidas =)
Vou acabar de ler os outros que ainda não li =)
Beijos e tem uma boa semana :*

Paula Barros disse...

Muito boa a reflexão sobre o tempo e o que fazemos com ele.

Quanto ao governo o daqui o ano passado também andou investindo na Mangueira, dizendo também que era para divulgar Pernambuco.


abraços

Anônimo disse...

Não podemos viver sem o tal do tempo nem lutar contra ele... Apenas tentar virarmos amigos...
Bjitos!

A Madrasta Má disse...

Olá Cadinho querido, para tirar foto de mim mesma ou de todos que estão comigo sem que não falte ninguém, existe uma função chamada temporizador, vc programa o "disparo" em segundos, isso em máquinas digitais, apesar de ter feito curso em máquina analógica (acho o máximo), eu tenho digital.
Achei que aquela foto ficou boa, apesar de não ter sido programada daquela forma.... ela na verdade foi um erro, pensei que eu mesma não sairia nela, era só da paisagem, coloquei em cima do carro, ajustei..... kkkkkkkkkkk lá estava EU de costas!!!!! Bjinhos da Madrasta!

Anônimo disse...

Meu amigo,
Feliz retorno. Quanto ao seu post de hoje, infelizmente nada tenho a dizer pois não sei nada sobre a política em Minas Gerais. Até o nome Estrada Real, me era desconhecido. Talvez com outros posts eu possa me atualizar sobre as Gerais, que tão importante já foi.
Abraços,
Odette

Ava disse...

"Será o tempo o senhor de todas as mudanças?"
Te afirmo com segurança que sim... Só não muda com o tempo, quem virou estátua...

Quanto a essa polêmica política... É melhor me calar, ja que almoço e janto política todos os dias...rsrs
Sei bem como funciona... ou não funciona...rs


Bjs

*Renata Gianotto disse...

Nem sei como agradecer as orações!
Estamos confiantes que meu primo vai sair dessa.

Obrigada Cadinho!

P.S.: Desculpe a ausência. A vida anda meio turbulenta.

Amanda disse...

Olá...Vim agradecer a visita.
obrigado pelo comentário.
Muito bom o texto.

Bjinhus ;*

Anônimo disse...

O Tempo. Muito estudado em filosofia confunde-nos muitas vezes. Quero viver como se ele(o tempo) não existisse mas, não adianta fugir, ele existe para nos amedrontar.

Por isso gosto de ler blogs. Pois neles há o testemunho vivo do que acontece em termos políticos pelo Brasil. Estou distante daí e tão pouco conhece Minas mas, através do
seu testemunho(e de outros) posso ver a realidade do nosso Brasil.

Um abraço!

Anônimo disse...

O tempo é uma criação nossa..

... Beijos!

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Pois é Cadinho Roco,
se nos apossarmos de nossas responsabilidades vamos todos parar de por a culpa nos outros ou mesmo no tempo.Somos senhores sim , so que nos esquecmeos que somos para tal administradores e mordomos de nós e do que nos rodeia.
Vou voltar aqui amanhã pra reler com calma.
Bjins entre sonhos e delírios

Aline C. disse...

Olá! Obrigada por passar pelo meu blog e deixar uma mensagem. Na verdade, depois de tudo o que passei por conta da minha saúde, agora estou realmente muito melhor. Por isso, o motivo daquelas fotos: celebração pela vida.
Um grande abraço :)

Ana Maria disse...

Tempo é tempo, não podemos desperdiçá-lo.
Tenha sono tranquilo, fique e durma com Deus.
Beiiijooosss!!!

Branca disse...

Passando pra te desejar uma ótima semana,


bjos!

Danilo disse...

Apenas respondendo ao seu comentário: Quando estiar eu vou querer a chuva que não existe.

Mariazita disse...

Porque vou ausentar-me a partir de hoje à noite e até meados da próxima semana, não poderei, neste período, fazer, como tanto gosto, as habituais visitas e comentários.
No entanto deixarei programado (assim espero!) um post para ser publicado na quinta-feira (Anita) e outro para domingo, que, se quiseres, podes ir ver.
Hoje ainda, tenciono publicar no Lírios.
Até ao meu regresso.
Bom Carnaval.
Beijinhos
Mariazita

Andreia disse...

Um abraço!

Denise disse...

Certo dia li: "...o tempo é algo que acontece conosco enquanto vivemos..."
não me lembro onde.
Beijo Cadinho!

Vivências & Experiências disse...

Opa feliz retorno cadinho, quanto ao post não vou comentar por estar fora do Brasil ja alguns anos, mas aproveito e desejo uma otima semana a voce.

grande abraço.

Garota Tatuada disse...

oieeee
to passando aqui pra visita-lo
:P
saudades

bjinhos docinhos

Ƭ. disse...

acho mesmo que o grande lance é não se permitir a ser escravo do tempo

reconhecer quem lidera e quem é liderado

forte abç,

:t

Sônia Brandão disse...

Como disse Alvaro Moreyra: " O tempo é uma invenção dos homens nervosos".

Obrigada pela visita e comentário.
Um abraço.

Segunda impressão disse...

Sim, somos os agentes de nossa história! Embora têm ocasiões nesta vida em que quem devemos respeitar o tempo...
Abraço.