Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

terça-feira, 10 de abril de 2012

ITAPOCOROY

Projeto João da Barra tem tudo pra ser realidade

ITAPOCOROY

A sensação de estar em lugar untado de história é mais que evidente, tão logo chego a Penha, em Santa Catarina.

João da Barra se emociona com o fato de, em 1759, logo no início do povoado ter surgido a Capela de São João Batista. Este lugar chamado Itapocoroy é o berço nativo dos índios Carijós. E a palavra itapocoroy é uma derivação do itapocorá que em guarani significa algo parecido com muro de pedras.

Em 23 de março de 1839 o povoado passa a ser reconhecido como a Freguesia de Nossa Senhora da Penha de Itapocoroy e só em 21 de junho de 1958, próximo ao dia de São João Batista, 24 de junho, é que então é oficiaIizado o município Penha, em Santa Catarina.

João da Barra tocado por tudo isso convida-me para instante de prece na Capela São João Batista, em Penha/SC.

Belo Horizonte, 10 abril 2012

SER EU

Depois que passo a enxergar com mais nitidez, eis que sinto estarem também meus sonhos mais nítidos. A vontade de ver o mar e de passear, percorrer por suas praias é grande enorme.

Enquanto dia de ida para praia não surge, ando divago passo por ruas a mostrarem instantes coisas curiosas.

Um carro estacionado, empoeirado, antigo, caminhonete que por certo serviu ao Exército Brasileiro. Deve ter sido arrematada em leilão. Dela imagino reforma pra que então possa estar comigo na praia. Seu jeito conversível, teto de lona, boa carroceria, postura tracionada e própria para escapar pela areia solta, não ficar agarrada.

Aí brisa forte a perpassar por insinuações sugestões do que posso fazer com essa caminhonete estacionada à espera de algo alguém que pode posso ser eu. Sim, porque acredito sim que posso ser eu.

Belo Horizonte, 15 outubro 2010

2 comentários:

Carla Ceres disse...

Itapocoroy é uma palavra sonora. Ainda bem que você explicou o significado, Cadinho. Eu sabia que devia ter algo a ver com pedra, por causa do começo com "ita", mas do resto eu não fazia ideia. Abraço!

mfc disse...

Gosto da forma como defendes o teu lugar de sonho...!