Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"NATAL DOS PRETOS"

Em cada lugar, sutilezas pra lá de interessantes

"NATAL DOS PRETOS"

Os senhores de escravos em Penha/SC só davam folga aos negros no dia 26 de dezembro. Por esta razão é que hoje está cunhado no calendário de Penha o tradicional “Natal dos Pretos”, festa que começa ao anoitecer do dia 25 indo até ao dia 26 de dezembro.

Na realidade, o município de Penha respira tradição e muitas festas vindas dos tempos antigos porque esta é uma região muito marcada pela chegada de estrangeiros brancos e negros. O que também estabelece interessante contraste com os nossos dias, seja pela força das tão marcantes transformações impostas ao nosso tempo, seja pela presença de turistas que lotam o município no verão.

Belo Horizonte, 13 abril 2012

SINAL DE TRÃNSITO

Existem muitos vários modelos de sinais luminosos de trânsito espalhados mundo afora. Em algumas regiões do Brasil os sinais luminosos de trânsito são tratados como semáforos e como é o caso de Belo Horizonte, simplesmente como sinais. E justo aqui de Belo Horizonte é que observo um desses sinais, pra mim único, não sei se há outro desse modelo em funcionamento na capital mineira. Ele está em uma das cabeceiras da Praça Liberdade, com opção para sinalizar em quatro direções, hoje só com duas, que são as permitidas pelo trânsito da cidade.

Uma beleza sua presença, imponente, bonito e resistente ao tempo, posto que desde que me entendo por gente vejo este sinal erguido e em perfeito funcionamento.

Belo Horizonte, 22 outubro 2010

3 comentários:

Carla Ceres disse...

Estou adorando as postagens sobre SC, Cadinho. Tenho aprendido bastante. Abraço!

Luna disse...

existem tantas tradições por esse mundo fora que nem nos passa pela cabeça, obrigada por nos contares essa tão interessante
bjs

Carolina disse...

Hola Cadinho! como estas amigo?
Muito interesante la historia que nos contas. Um prazer pasar por aqui.
Um beijo.