Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

quinta-feira, 12 de abril de 2012

PENHA FESTIVA

Muito bom estar em festa

PENHA FESTIVA

Penha/SC é município festeiro e que tem no folclore registro de vários acontecimentos. A propósito, Santa Catarina é tido como estado com o folclore mais diversificado de todo Brasil.

Festas marcantes do calendário de Penha podem ser apontadas como a de Corpus Christi, quando as ruas do município são ornamentadas. Tem a festa do Boi-de-Mamão que é derivada do Bumba-meu-Boi. Acontece que num determinado ano usaram mamão verde como cabeça do boi e a partir daí nasceu o Boi-de-Mamão.

Tem ainda as festas de São João e São Pedro com mais de 200 anos de tradição, por influência da imigração açoriana, muito marcante no município da Penha.

Belo Horizonte, 12 abril 2012

SOU GRUSSAÍ

Não sei dizer o que de fato sinto ao pedalar Marta, bicicleta que vai comigo pelos caminhos de São João da Barra.

Depois de acontecimentos recentes, converso com João da Barra e Batistão, assunto diverso, mas que traz como alicerce comportamentos que assumimos. Posições ou até mesmo imposições vindas quase que naturalmente do cotidiano. Quando percebemos eis que estamos comprometidos com temas e situações delicadas, complicadas e estranhas contraditórias.

João da Barra alerta para o quanto é importante perceber Marta na praia. Batistão já extrai do mar outras idéias, intenções.

Concluo que o que quero mesmo é estar em paz em Grussaí. Sem dar muito fôlego ao que vislumbra amanhã mais ou menos sombrio. Sem insistir numa busca tão cansativa quanto inútil.

Fico na paz que percebo haver em João da Barra e no respeito ao Batistão que com suas ideias parece contar com fortes aliados.

Não quero o poder e nem tão pouco o conflito. Sou Grussaí, sou da paz.

Grussaí, 06 novembro 2010

2 comentários:

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Interessante o blog, como muita cultura pelo meio.
Abraço!

Carla Ceres disse...

Isso é muito interessante, Cadinho, um tipo de bumba-meu-boi em SC! Bom conhecer. Abraço!