Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

terça-feira, 23 de abril de 2013

DA PERVERSIDADE



Série Cadinho de Prosa dos Folhetos Cadinho RoCo
DA PERVERSIDADE
     O que tem de cão-de-guarda por aí não está escrito. E essa constatação não se restringe aos caninos estendendo-se a quem age como verdadeiro cão-de-guarda em defesa do seu dito território.
     No entanto interessante observar que por consequência da irracionalidade os cães agem com singular pureza a não ir além do seu propósito em proteger o seu lugar de convívio. O que já não acontece com seres racionais que usam e abusam da malícia, esperteza, oportunismo e até mesmo da crueldade para que não se sintam ameaçados seja em sua morada, trabalho, conquistas e direi até galanteios. O que desencadeia o mais vivo e solene espírito da perversidade que não faz bem a ninguém e nem tão pouco a quem assume tal postura.
Belo Horizonte, 23 abril 2013
FALSA ESPERTEZA
     A frase é de um amigo que pede para não ser identificado. “Mineiro só sabe comprar com desconto.” Uma afirmação deveras oportuna. Uma realidade que não precisava ser tão cruel. Mas é.
     O que pode parecer esperteza, acaba demonstrando ingenuidade e lerdeza. Essa conversa de quem ainda acredita no bom e barato, é própria de quem não consegue distinguir o falso do legítimo. Esse jeito metido nas medidas da aparência, não consegue ir além de sua própria ilusão. O que acaba depreciando o que de fato tem valor.
     Não adianta querer fingir. Não adianta fingir ser hábil, estrategista, esperto ou negociante. O que adianta mesmo, é dar valor ao que tem valor sem pensar no tal do desconto, que só existe para quem não consegue distinguir o gato da lebre.
Belo Horizonte, 30 junho 2000

2 comentários:

Carla Ceres disse...

Você está certíssimo quanto à questão do desconto, Cadinho. Essa mania de comprar o mais barato possível, independente da qualidade só traz prejuízo. Abraço!

PINTA ROXA disse...

Mas cada vez se tem de comprar o que é mais barato.
O errado é quando pensamos comprar uma coisa e sai outra bem pior, mas tudo tem um preço, até a qualidade..
Um bom resto de semana