Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

domingo, 22 de abril de 2018

PARTICULARIDADE SINGULAR


PARTICULARIDADE SINGULAR
     Tem nome que guardamos com impressionante facilidade. Outros exigem tempo e até nos surpreendem com momentos inteiros de esquecimento.
     Certa vez alguém apresentou-me técnica para não esquecer nomes das pessoas, que limita-se a repeti-los exaustivamente em conversas e momentos dedicados ao pensar na tal pessoa.
     Quando fico por mais tempo sem ter contato com a Larissa, a chance do esquecimento é enorme. O mesmo acontece e já aconteceu com outros tantos nomes, como a daquela de quem agora lembro, sem, no entanto, lembrar seu nome. Joseane? É mais ou menos esse o nome dela, mas não é, sei que não é.
Belo Horizonte, 22 abril 2018
STALO DE PIUMHI
     Para o professor Silveira Bueno, do vocabulário tupi-guarani “i” significa água, rio. Pium quer dizer mosquito pequeno. Sendo assim, a tradução do nome da cidade Piumhi é rio de pequenos mosquitos.
     E a origem do nome dado ao Hotel Stalo? Ao questionar, ouço do dedicado Tuka singular explicação. Quando ele e irmãos procuravam nome para o hotel que estava por surgir, houve um estalo do repente que então trouxe o que queriam encontrar. “Foi pura obra do acaso.” O que demonstra de forma cabal como é encarada a vida em Piumhi. Nada de complicação, nada de muita elaboração do abstrato. E de estalo em estalo acontecimentos vão acontecendo no espontâneo agir de uma natureza amiga e marcada por deslumbrante paisagem. Piumhi é assim mesmo. A cidade parece fluir em tempo outro e capaz de simples estalo fazer surgir o que é hoje o Hotel Stalo.
Belo Horizonte, 07 julho 2004

Nenhum comentário: