Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CANTORIA

É engraçado depois perceber como é que tudo começou
CANTORIA
Cantou porque disse que cantar é bom. E assim fez em hábito capaz de fazer com que o cão percebesse pelo canto o que ele dizia querer dizer. E o danado do cão não só entendia como obedecia ao canto improvisado por dizer que indicava o que fazer.
Cadê o jota?
Cadê o Jota?
Cadê o Jota?
Cão aparecia contorcido em alegria, rabo num agito só.
Hora de rua porque vou pra rua, qual culpa é sua se vou pra rua?
Cão corria querendo coleira por saber que iria sair.
Jota comeu não comeu o que foi que deu no cão que comeu não comeu, sou Jota não sou Romeu.
E diante da ração não poupava bocadas famintas.
Isso começou assim até hoje, agora mesmo eis que cão apareceu querendo canto do Jota que adormeceu em sonhos que se você não sabe, nem eu.
Belo Horizonte, 19 dezembro 2008
SANTOS E SANTAS
Quando o nome do santo começa com letra consoante, passamos a trata-lo de são. Quando o nome começa com vogal, aí sim utilizamos santo.
São José, Santo Antônio, São Judas, Santo Inácio e por aí afora.
Já no caso das santas, a situação é diferente. O tratamento santa é utilizado tanto para nomes iniciados por consoantes ou vogais.
Santa Ana, Santa Luzia, Santa Isabel, Santa Teresinha e assim por diante.
Mas existe algo curioso no universo feminino das santidades. Trata-se das tantas citações de Nossa Senhora, acompanhadas de nomes e imagens próprias. No entanto, toda citação de Nossa Senhora está resumida a única mulher, ou seja, à Virgem Maria Mãe de Deus.
Quando deparamos com Nossa Senhora de Fátima, das Graças, Aparecida, da Rosa Mística, de Lourdes e por aí afora, estamos vivenciando um encontro com Maria, mãe de Cristo. Todos esses nomes são usados como referência. Ou estão relacionados a lugares, ou a mensagens transmitidas pela Virgem Maria, em manifestações devidamente estudadas, avaliadas e posteriormente reconhecidas e canonizadas pela Igreja.
Em resumo, santos e santas são seres que existiram mesmo, tal como aconteceu com Maria, representada por circunstâncias que confirmam ser ela a “Santa Maria Mãe de Deus” ou, se preferirem, a Nossa Senhora.
Belo Horizonte, 16 outubro 2002

27 comentários:

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Essa cantoria me fez relembrar dos saltimbancos... De sorrisos, de brincadeiras, de piruetas... Lembranças que só me fizeram bem!
Obrigada amigo e faça um carinho no Jota por mim!
=D
beijos e borboleteios

Olavo disse...

Bem que o meu poderia sossegar com uma cantoria..
abraços

Daniel Costa disse...

Cadinho Roco

Está muito interssate e bem conseguido otexto sobre o cão. Depos as nossas de Senhoras, há muitas de... por exemplo, de... Fátima.
Meu novo endereço:

http://www.blogger.com/profile/18365468956488759820

Um abraço,
Daniel

Sueli Maia (Mai) disse...

Oi, Rocco.
Vim abraçar-te, pelas tantas visitas e manifesta sensibilidade e poesia.

Feliz Natal!
És muito, cadinho!!!

Carinho, Rocco

Anônimo disse...

olá Cadinho, tenho tido dificuldades de dois dias para cá de navegar e acabei de descobrir que meu PC foi invadido, a troco de que? não sei , mas mesmo assim depois de algumas tentativas, provavelmente o "invasor" acabou de acordar e estou aqui para dizer o quanto foi oportuna sua publicação em relação à Maria, o que importa é sua presença e nem sempre os "videntes" correspondem ao seu apelo de Mãe. Nada deve nos afastar desse amor à Nossa Senhora, de todos os lugares de todos os corações que respeitam a vontade do Pai que a escolheu para gerar o seu Filho-JESUS!

Andreia disse...

Bom fim-de-semana para ti!

Anônimo disse...

Sempre muito interessante seu jeito de contar histórias,Cadinho.

Otima sexta!!

Regular Joe disse...

Delícia isso, RoCo!
Você me faz lembrar muito do Rolando Boldrin, que é um cara que eu admiro à pampa: inteligente sem afetação, culto demais e simples. Como são simples os sábios.
Abraços sinceros do João

Anônimo disse...

Mas o tornam se são amiguinhos do Rei.

Vinicius disse...

Eu gosto muito de cantar e minha cachorra tem que me aguentar. Sobre santos e os são, não sei muito sobre o que falar, não sou de falar sobre os assuntos ligados a essas esferas, mas achei interessante o seu texto.

Abraço,

R.Vinicius

RENATA CORDEIRO disse...

Você se esqueceu da exceção "Santo Tomás de Aquino". Ele quis que assim fosse, mas não me lembro porque. Gostei muito do seu post.
Quero convidá-lo a conhecer o meu novo Blog, o TRISTÃO E ISOLDA, onde publico dados de pesquisas sobre os dois amantes há anos:
http://tristoeisolda.blogspot.com
Você nunca mais apareceu pelos meus cantinhos, então essa é a oportunidade.
Um beijo de quem admira o seu trabalho,
Renata

Lucí disse...

Jota esperto não?? Depois dizem que os animais não são dotados de uma total inteligencia, ate canto eles entendem..rsrs.. eu adoro cachorro, apesar de ter gato e creio que ele fala, da forma dele ele fala e responde o que eu pergunto..rsrs..

Eu nao sabia como se dava a formação dos nomes santos,nossa..apesar de nunca ter me questionado, foi otimo saber.. sempre adquirindo cultura, por isso eu gosto desse mundo blogueiro!

Bom final de semana!

Anônimo disse...

então cantemos.


sorte e luz.

Anônimo disse...

oi andei um tempo desaparecida porque ando doente e estive de cama...não tenho vindo à escola e então não tenho tido net :( Vim ler um pouquinho e não tinha olhado para as coisas da nossa senhora dessa maneira =)
Outra coisa foi, pelo que percebi no teu recadinho é que não conseguiste chegar ao meu site?!?
Site: http://www.freewebs.com/nickafernandes/
Experimenta agora e vais ver que dá =)
beijos e tem um bom resto de semana :*

Anônimo disse...

A cantoria do cão está muito cativante. ^^
Imagino a faceirice do cão escutando a canção.

Anônimo disse...

A imagem dos santos foi o meio (veículo) que a igreja usou para aproximar os fiéis do divino, assim como nos aproximamos de quem gostamos através de fotografias. Os católicos não adoram as imagens como muitos protestantes veiculam. Adoramos aquilo que está por detrás da imagem e assim como eles, adoramos um só Deus. As religiões são iguais, o homem que coloca diferença.
Meu cão Max é igual ao seu cão Jota! Fiéis e obstinados quando sabem o que querem! (rs*)
Bom fim de semana! Beijus

Cris Animal disse...

Canto mágico!
Texto mágico...
Fui lendo e saindo do meu cenário. Quase ouvi a cantoria!
beijo enorme pra vc
.........Cris Animal

Anônimo disse...

Mais que paisagem... o mar é minha redenção.

Eu volto!

;*

Raquel disse...

O Jota pode ser até galã de novela!
Beijos
http://sex-appeal.zip.net
http://cara-nova.zip.net

Bandys disse...

Os animais saõ espertos...
cantoria ,magica


beijos

Mariana Tiné disse...

Vim retribuir a visita no meu blog... e comentar que adorei o seu, virei mais vezes!!

Abraços!!

neide disse...

Meu caro Cadinho, os animais são muito inteligentes mesmo, não tenho cão nem gato,minha vizinha tinha um, morreu tem um ano, acredita q/ chorava com um comercial de tv ? Acho até que morreu de tanto chorar porque gravaram o comercial e ficavam o tempo todo colocando para mostrar a alguém... Claro que tô brincando,morreu de velho mesmo.

bjs em seu coração

Ava disse...

Vim apreciar seus textos e lhe agradecer por tão gostosa visita... e pelo elogio!
Obrigada!
Vc será sempre bem vindo...!

Beijos

Alice

ENTREGA E SUBMISSÃO disse...

Bom fim de semana Cadinho cantando, cantando..
Doces beijos
{íSiS}

SAM disse...

Amigo,

Meus sinceros votos de um feliz e renovador natal para você e seus familiares e que todas as suas esperanças se concretizem em 2009, .............!


Beijooooooooooooooooohohohohoho!

LuzdeLua disse...

Senhor,
quero neste Natal
armar uma árvore dentro do meu coração
e nela pendurar,
em vez de presentes,
os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e os de perto.
Os antigos e os mais recentes.
Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro.
Os sempre lembrados e os que as vezes ficam esquecidos.
Os constantes e os intermitentes.
Os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que sem querer magoei ou, sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles que me são conhecidos apenas pelas aparências.
Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes.
Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida.
Uma árvore de raízes muito profundas,
para que seus nomes
nunca mais sejam arrancados do meu coração.
De ramos muito extensos,
para que novos nomes,
vindos de todas as partes,
venham juntar-se aos existentes.
De sombra muito agradável,
para que nossa amizade seja um momento de repouso,
nas lutas da vida.

Que o Natal esteja vivo
em cada dia do Ano Novo que se inicia,
para que as luzes e cores da vida
estejam presentes em toda a nossa existência,
e concretizem com a ajuda de Deus,
todos os nossos desejos.

Feliz Natal!
Beijos com carinho

Menina do Rio disse...

A força do pensamento

A minha sugestão para estes tempos é:
Vamos doar-nos mais e diminuir o individualismo!
Que tal, um pouco mais de atenção aos filhos, aos
companheiros(as), aos almoços de domingo, menos
eu e mais "nós"?
Prega-se tanto amor, mas cada um só vê o seu
desamor; todos correndo numa busca louca de ter,
que acabamos por esquecer-nos de "ser".
Já viram um Maracanã lotado em dia de clássico?
Existe no futebol o chamado "inconsciente coletivo"
Esse "inconsciente" é capaz de virar um jogo!
Então imaginem 10 mil Maracanãs cheios! E o inconsciente
coletivo dessa torcida toda; uns pelos outros!
Não só em tempos natalinos, mas em todos os dias
de nossas vidas! Se é verdade que a FÉ move montanhas,
então imaginem do que somos capazes se direcionarmos
nosso "inconsciente coletivo" uns aos outros; se
"crermos" e agirmos conforme essa crença.
Podemos fazer a diferença...

Esses são os meus votos de Natal!
Beijinhos
(Verô)


"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo;
todos são parte do continente." (John Donne)