Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BARRELA

Na cultura popular segredos espetaculares e práticos

BARRELA

Aprendo em Camanducaia que barrela é a mistura de cinzas do fogão de lenha com sabão e água. Observo a mistura acinzentada sem saber para que serve aquilo e logo fico sabendo ser a barrela utilizada no fundo externo das panelas idas ao fogão de lenha. Uma vez com o fundo untado pela barrela, a panela depois de ser usada fica, por causa da barrela, mais fácil de ser lavada. A bendita barrela cria espécie de película entre a panela e a trempe fazendo com que a sujeira do fogão de lenha não entre em contato direto com a panela e sim com a barrela.

Em Camanducaia, sinto que tenho mais o que aprender.

Belo Horizonte, 16 novembro 2011

FORÇA DO PATROCÍNIO

Quando converso e cito patrocínio do Som 3 & Cia a fazer com que os Folhetos Cadinho RoCo circulem por Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul, as pessoas olham para mim com ar de espanto. Mais espantado fico eu, para não dizer triste, porque infelizmente não consigo sensibilizar ninguém em Belo Horizonte, que é onde vivo. Nem as camisetas e telas que pinto mexe com a sensibilidade dos meus conterrâneos. Mas, melhor deixar isso pra lá e atentar sim para o quanto há de pertinência no Som 3 & Cia, marcado por energia traduzida em música. Isto é fazer arte, isto é sentir e viver a arte dando a ela valor que merece.

O patrocínio Som 3 & Cia comparece com postura a merecer nossa reflexão, quando ao propagar sua existência acena para o quanto vale ser visto, ouvido, aplaudido e remunerado. É por aí que chegamos ao tratamento que a música merece e precisa receber.

A visão e atitude do Som 3 & Cia mostra haver em Porto Alegre um procedimento artístico maduro e disposto. Som 3 & Cia, por esse patrocínio, mostra que a música no Rio Grande do Sul é tratada com esmero e respeito.

Belo Horizonte, 29 junho 2009

2 comentários:

maria claudete disse...

rsrsrsrsrsrsrs já aqui no interior onde nasci zona da mata de PE "barrela" é todo líquido ou mistura que não fica muito forte, cansei de ouvir minha vó falar que foi comer uma galinha na casa da comadre e a cabidela tinha ficado uma barrela, vê se entende....cada terra com seu uso e costume e assim a gente vai aprendendo, eita brasilzão! Abraços.

Marieta disse...

Sempre é bom aprender!Camanducaia é cultura!rsrsrsrsrs