Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CERVEJA E CACÁ

Cacá cansou de viver no anonimato
CERVEJA E CACÁ
Lá na Cervejaria do Fritz, em Monte Verde – Camanducaia, Minas Gerais, tem enorme placa com frase espetacular:
A cerveja é a prova de que Deus nos ama e nos quer felizes. Benjamin Frankilin.
Afirmação mais que pertinente, oportuna e feliz. Monte Verde é lugar belíssimo do município de Camanducaia, onde existe o Haras Terra Matre, onde habita outro encanto pra lá de pitoresco, em forma de magia mistério. É pelas encostas do Haras Terra Matre que passeia o Cacá, apelido do Caboclinho de Camanducaia. Ser que embaraça o nosso imaginário, maritaca quase gente que gosta de aprontar, assustar, brincar com nossa curiosidade.
Agora sou informado que Cacá dia desses cismou de abrir e fechar porteira que dá acesso ao pasto do haras, sem aparecer. Ao querer levar gado pro pasto, Marcílio foi surpreendido ao ver porteira abrir sozinha, gado passar e porteira fechar sem o menor toque dele.
A cerveja em Camanducaia nos brinda com a competência da Cervejaria do Fritz e o Cacá nos intriga com suas peripécias no Haras Terra Matre.
Belo Horizonte, 09 janeiro 2012
ALERTA PERTINENTE
Do jornal “Quotidiano” n°31, ano III, página 4, caderno de turismo, coluna “Sambaqui no Delta” assinada por Silvano Motta.
Não conheço o Senhor Silvano autor do texto que já no título traz enorme aceno para profunda e pertinente reflexão: “Turismo: Pra Quem?”
Lá pelo meio do texto duas questões por demais oportunas.
“Que tipos de eventos atraem que tipos de turistas?”
“Qual o perfil do turista que nossa cidade comporta e que nós, moradores, queremos receber?”
Nunca é demais sublinhar que o “Quotidiano” é de São João da Barra, Estado do Rio de Janeiro e que as colocações do Senhor Silvano vão direto para a população local que precisa sim de ter plena consciência do que significa não se preocupar com o que dito está no texto.
Pior do que não fomentar o turismo é criar estímulos equivocados que por certo irão promover o turismo predatório que é problema pra lá de sério para qualquer município que se preza.
Belo Horizonte, 12 dezembro 2009

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

O turismo encerra em si a maior oportunidade e ameaça que existe aos lugares, residindo a diferença na forma como é gerido e a ganância de quem o controla.

Abraço!

DESIRE disse...

Parece ser um local maravilhoso!
Beijos prometidos