Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AVE-DO-CÉU


Tem muito bicho estranho por aí

AVE-DO-CÉU

      Penas plumas azuis da cor do céu num ninho espetacular por sua singeleza. Estava no chão com dois ovos. Um terceiro ovo fora do ninho, a mais ou menos um metro de distância.
     Disse-me o velho ser aquele um ninho da ave-do-céu, raríssima, dificílima de ser vista, pode-se dizer impossível. É sempre assim. Ela bota o primeiro ovo, caminha para o ninho feito de maneira primorosa e ali deposita sistematicamente dois ovos, cada um com dobro do tamanho de um ovo de galinha.
     Pergunto abismado se ninguém pega, nenhum bicho come aqueles ovos, destrói aquele ninho. Velho diz que do amanhecer para tarde misteriosamente ninho e três ovos somem. Já tentaram ver testemunhar flagrar o que faz a ave-do-céu, mas quem tentou foi encontrado em sono profundo próximo ao local antes do ninho. E quem tentou pegar, ao menos tocar no ninho não logrou êxito. Dizem que é só encostar nele para cair em sono pesadíssimo. Quando gajo acorda não se lembra de nada, só sabe que viu o ninho e quando foi mexer com ele...

Belo Horizonte, 03 dezembro 2012

ANTES OU DEPOIS?
     Antes de dormir, penso no vôo do amanhã. Ainda que o dia esteja amanhecendo, o amanhã ainda não acordou em mim. Acordo ou sou acordado pelo amanhã?
     Antes de dormir, fujo da confusão dos pensamentos. Lembranças vindas de tantos lugares. Tento entende-las, percebe-las melhor. Mas nem sempre consigo. Durmo ou sou adormecido pelas lembranças?
     Antes de dormir um vôo. Estranha navegação. A saudade do mar surge em ondas muito fortes. O céu no mar confunde o espaço das idéias. Acordo ou sou acordado pelo mar?
     Antes de dormir um mistério. Não sei se tenho sono, ou se é o sono que me tem.
Belo Horizonte, 11 novembro 1998

Um comentário:

Carla Ceres disse...

Gostei muito da história da ave-do-céu, Cadinho. Lembra "O Livro dos Seres Imaginários", do Jorge Luis Borges. Parabéns!