Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PRECISAMOS

Não é sempre que encontramos a atitude que pretendemos encontrar
PRECISAMOS
A poesia está em tudo todas as coisas e lugares. A questão é percebe-la e traduzi-la no que ela tem de mais puro. O que nem sempre é tarefa fácil simples, porque a poesia que está antes da palavra é sensível demais e qualquer gesto mais brusco poderá transforma-la em farelo pó nada. Ela tem sim momento próprio e toda uma meiguice a ser respeitada sim. Senão pronto, endurece, resiste e some desaparece nela mesma, foge daquela nossa possibilidade de acolhe-la. Prende-la nunca. Nem pense nisso, nem queira em nome de sua mais nobre adoção autoria querer assumi-la de jeito menos zeloso.
Por isso é que nem sempre conseguimos escrever justo aquilo que queremos escrever.
Para sermos livres, antes precisamos de nos libertar do que nos aprisiona em tanta mesquinhez.
Belo Horizonte, 03 novembro 2008
OUTRA TARDE
Eu queria tomar um sorvete. Só tomar um sorvete, era tudo o que eu queria.
Era tarde outra vez. Uma tarde ensolarada, solitária e sem rumo. Passei pela sorveteria, conversando com minha vontade. Imaginei sabores e segui em frente. Era só uma outra tarde ensolarada que transpirava em meu corpo que passava por ali, rumo qualquer.
Eu queria tomar um sorvete. Só tomar um sorvete cujo sabor parecia estranho à tarde que passava por mim e pela sorveteria cada vez mais distante.
Eu tão próximo daquela outra tarde, sentindo o frescor do que passou a sorver meu ser.
Eu só queria tomar um sorvete. Só tomar um sorvete com ela, trazida por outra tarde.
Belo Horizonte, 03 dezembro 2001

32 comentários:

Lúcia Laborda disse...

Belo post, meu amigo lindo! A poesia está na beleza de uma flor, no colorido de um jardim, no sol que nos aquece, ou numa tarde que fenece...
Boa semana! Beijos

Anônimo disse...

CADINHO

FUI VÍTIMA DA MALDADE HUMANA... E SEI Q ACREDITA EM MIM!

AMIGOS,

ESTOU SENDO VÍTIMA DE DIFAMAÇÃO VIRTUAL!! ESSES CRIMES DEVERIAM TER PUNIÇÃO…

SOU LICENCIADA EM HISTÓRIA DA ARTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DESDE 1998, PORTANTO , POSSUO UM POUCO DE CONHECIMENTO EM ARTE.

AMIGOS MEUS,TEM RECEBIDO EMAIL E COMENTARIOS DA SENHORA TERESA MAREMAR, TENTANDO MACULAR A MINHA IMAGEM PERANTE A COMUNIDADE BLOGUEIRA QUE ME CONHECE HÁ PELO MENOS 4 ANOS DE BLOG QUE POSSUO E CONHECEM MINHA ÉTICA!

ESTA SENHORA VEIO AQUI A SALVADOR, CONHECI E ALMOÇAMOS JUNTAS , RECEBI COM TODO CARINHO,EDUCAÇÃO QUE ME É PECULIAR. TENDO ELA UM BLOG DE ARTE, QUE ESTAVA DESATIVADO. PERGUNTEI SE PODIA REPRODUZIR ALGUNS POSTS DELA NUM OUTRO BLOG DE ARTE QUE POSSUIA PARA DIVULGAR A ARTE E QUE COLOCARIA A DEVIDA FONTE, COISA QUE FIZ EM TODOS OS POSTS DELA UTILIZADOS.

AGORA ESSA SENHORA TRAIDORA E SEM ÉTICA , ESTA A QUERER ME DESMORALIZAR PERANTE TODOS OS MEUS COMPANHEIROS DE BLOG , QUE MANTENHO HÁ MUITOS ANOS.

QUEM ME CONHECE SABE QUE JAMAIS ME APROPRIARIA DE POSTS DE OUTREM, TANTO QUE TODOS OS POSTS QUE FAÇO POSSUEM A FONTE QUANDO NÃO PRODUZIDO POR MIM.

MINHA CONSCIÊNCIA ESTÁ LIVRE E LIMPA!

SEM MAIS!

ELISABETE CUNHA

2/11/08

Ana Maria disse...

Com o calor que faz aqui, só tomando sorvete.
Parabéns pelos textos.
Beijinhos!

Robson Schneider disse...

Gostei muito da poesia de fim de tarde, as tardes pra mim hoje são mais atraentes do que já foram antes. mudanças inexplicavéis da vida da gente.
Obrigado demais pela visita e cocmentário!
Abraço

Roberta.rj disse...

Bom dia Cadinho! Vim agradecer o seu comentário no meu blog sobre a fonoaudiologia e realmente eu preciso divulgá-lo mais. É uma pena que as pessoas não se atentem,pois ele está linkado no meu outro blog.
Aliás, eu postei lá(no www.comunicandoafonoaudiologia.blogspot.com) uma linda história e gostaria que vc conhecesse. De uma passadinha por lá quando puder.
Um abraço e uma excelente semana.
ROBERTA

Celia Rodrigues disse...

Hum... sorvete! Está quente por aqui.

Anônimo disse...

Tem dias que um simples sorvete faz toda a diferença!!

Boa semana,Cadinho!!

Regular Joe disse...

Cadinho, meu caro, seus textos são sempre, além de belos, profundos - cheios de significação. São de molde a nos fazer pensar, refletir. Ora sobre o ontem, ora sobre o hoje e o amanhã...
Vou fazer um link, para poder visitá-lo mais vezes.
Grande abraço do João

Bem Resolvida disse...

Passo a semana querendo tomar um sorvete :P

Anônimo disse...

Nossa.
Quanta poesia nesse posto.
Adorei, viu!
Assim como adorei sua visita.
Abrçao

Alda disse...

Olá Cadinho,
Sorvete? não apetece! porque cá está um frio...
Obrigado pela visita, ao meu cantinho Jardins da Alma.
Alda

Cleo disse...

Palavras encantadas, brotando do sentimento de um poeta. Lindo!

Um sorvete à tarde, que delícia.

Beijos de sorvete prá ti.
Cleo

Anônimo disse...

Cadinho,
Brincar com palavras do seu texto é irresistível. Hoje não o faço,estou sem inspiração
Abraços,
Odette.

Luiz Caio disse...

Ólá Cadinho! Bom dia!
Um sorvete com sabor de desejo, e cheiro de saudade... Sería, se, sem ela... Tivesse tomado!

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!

Liquidificador - Seu Guia GLS disse...

Olá, Cadinho!
Obrigada pela visita ao blog do Guia Liquidificador!

Gostei bastante do seu blog! Belos textos..palavras profundas!

Eis um homem sensível!

Beijos!

RENATA CORDEIRO disse...

Amigo, nem consegui ler seu post sem chorar no meio.
Tive uma grande decepção amorosa este fim de semana e quanto mais velha se é, maior a decepção e a sua superação. Não sabia o que fazer, então fiz um post novo sobre um filme que adoro. Há poemas, imagens, o de sempre. Espero por você.
Um abraço,
Renata

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

A poesia que nos cerca é captada pela sutileza dos poetas e dos amantes das palavras, como vopcê, querido Cadinho!
E eu tbm queria muito sorvete hoje...
beijos e borboleteios

Heloisa Helena disse...

Amo poesia...adoro ler e reler versos, interpretar e reinterpretar.
Não tenho tanta facilidade para me libertar, e é por isso q valorizo belos versos e todos os poetas!

O Profeta disse...

A Lua sangra no celeste
Aprisionada está a razão
Olhos sem a virtude da luz
Uma fria pedra no coração

Um banco de jardim
É leito do rei da sarjeta
Almofada de encardido cartão
Acomoda esta carcaça inquieta


Boa semana


Abraço

Anônimo disse...

Cadinho, gostei do que escreveu: Para sermos livres, antes precisamos de nos libertar do que nos aprisiona em tanta mesquinhez. Beijus

Nanda Assis disse...

ótima semana.

bjosss...

Anônimo disse...

Cadinho

Cadê o meu amigo????

Tiago R Cardoso disse...

bons momentos, gostei aqui do espaço, muito bom.

Anônimo disse...

Olá Cadinho!
Vc tem razão, a poesia é fragil e escrevê-la não é facil mesmo, mas parce que vc consegue vê-la e decifrá-la...parabéns pelas postagens!
Abraço!!

Unknown disse...

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.

Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.

Amigo a gente entende!

Uma ótima semana , bjs....Marcnha*

:.tossan® disse...

Caro Roco, não sou entendido, mas sei o que leio, estes dois texto são puros e reiais. Gostei muito. Abraço

Tatah Marley's Confissões disse...

poesia maravilhosa.
E este inicio foi perfeito.. infelismente não é mesmo sempre que encontramos o que esperamos e DEVEMOS estar preparados pra isto!
beijinhos!

Dina disse...

Meu querido poeta.... A poesia tem que nascer no coração...mergulhar na alma e esvair-se na escrita....e então voltar novamente ao coração de quem a lê,para alma se enebriar e colher toda a sua beleza....
Bjs...Dina

Anônimo disse...

Oi moço!
Tou vindo do blog do meu amigo Dácio e acabo de ter uma grata surpresa: somos conterrâneos! Embora não esteja morando em BH, amo esta cidade!!
Dei uma grande lida no seu blog. Gostei de muitas coisas. Mas gostei especialmente deste texto sobre a Poesia. Nao sou poeta, mas gostaria de ser. De tanto que gosto da linguagem poética.
Portanto, foi um prazer te "conhecer"
Bjs

f@ disse...

Obrigado pela visita às nuvens...
Precisamos mesmo se pureza poética e sensível como a tua... adorei passar aqui... e vou levar teu link para as nuvens...
beijinhos

Grazii disse...

que poesia lindaaa...
BH ohh terrinha queridaaa..


http://marretada.zip.net/

Paula Barros disse...

A tarde , o sorvete, o sorver...gostei muito.

Concordo que nem sempre conseguimos escrever o que sentimos. Na imensidão do sentir. E muitas vezes até conseguimos mas quem ler não compreende.

abraços