Cadinho RoCo – Jeito outro de ler e pintar a vida.

Estréia oficial do Blog – 27 novembro 2006

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ARA-CHÁ


Tem gente que sabe mesmo das coisas
ARA-CHÁ
     Marieta afirma sem pestanejar que fazenda de Lemos é fazenda bem arrumada, vistosa, bonita.
     Nem bem chego à Fazenda Campo Alegre e tenho confirmação do que diz amada Marieta. Pra completar, o Lemos proprietário diz ser mais importante o conforto do que a ostentação.
     O moço senhor proprietário da Fazenda Campo Alegre é o José Eustáquio, também conhecido por Home Bravo, Zéostaco, Doido, Bigode e Morcegão porque em determinado momento da vida do nosso personagem bastava o sol se esconder pra que ele aparecesse pelos acontecimentos noturnos do Araxá. A propósito, Araxá do tupi-guarani ara-chá significa vista do mundo, altiplano de largos horizontes.
     E não é que o Bigode Zeostaco tem mesmo essa coisa de quem olha querendo medir o mundo inteiro? O homem tem visão de empreendedor e conhecimento de topógrafo que sabe dar medida a mundos de terra e água e como se isso não bastasse, aplicação pertinente ao que dá pra ser feito em solo de sua propriedade.
Belo Horizonte, 18 fevereiro 2013
GOIABADA CASCÃO
     Resolvi comer goiabada. Só para tirar o amargo da tarde. Uma fatia da goiabada cascão, vinda diretamente do Estado do Rio de Janeiro, lá do norte fluminense, de Campos dos Goytacazes. Lugar que denuncia uma das minhas origens.
É que meu pai nasceu em Campos dos Goytacazes. Nasceu e viveu por lá, no distrito de São Sebastião. Cresceu no convívio fazendeiro alimentado pelo sonho de um dia ir embora. Andou pelo mundo e encontrou pouso em Belo Horizonte. Da vida criou família, sem nunca esquecer os sabores de infância.
Cresci, comendo goiabada cascão, de Campos dos Goytacazes. Cresci, esperando o verão, para ir embora para as praias próximas a Campos dos Goytacazes.
     A fada, aceitando uma fatia da goiabada cascão, aproveita para dizer que como a primavera, ela quer ir comigo, encontrar o verão.
Belo Horizonte, 02 novembro 1999

Nenhum comentário: